Reminiscências de uma viagem a Campos do Jordão
Brasil, Super 8, 03’05”
Dir. Mateus Brito
Após o convite para colaborar na curadoria e acompanhar o 9º Festival de Curtas de Campos do Jordão, surge o desejo de capturar memórias de uma viagem memorável usando apenas um cartucho de Super 8.
Fragmentation of a patagonic landscape
Argentina, Super 8, 02’32’
Dir. Ernesto Baca
A paisagem se divide cada vez mais e os soldados também contribuem.
This Is How I Felt
EUA, 16mm, 01’35”
Dir. Josh Weissbach
“This Is How I Felt” foi filmado em um período de vinte e quatro horas enquanto o cineasta usava um monitor cardíaco para investigar possíveis arritmias.
Recollection - Premonition
Canadá, Super 8, 02’32”
Dir. Kent Tate
Sou eu ele ou não? Eu a conhecia ou ela me conhecia? Não tenho certeza de quem são eles, mas sinto que sempre os conheci e não consigo deixar de me perguntar o que aconteceu com eles. Uma figura aparece e depois se dissolve enquanto o filme se transforma em um mapa de memórias. Outra figura então surge e se funde na topografia do filme envelhecido antes que novamente a primeira figura reapareça brevemente.
When the Seeds Say Enough
EUA, Super 8, 09’03”
Dir. Dominick Rivers
“When the Seeds Say Enough” é um estudo sobre o poder do filme e do vídeo em relação à memória e à perda, com foco específico na materialidade do filme e na cultura material da morte. Ao empregar processos fotográficos alternativos, este trabalho chama a atenção para o significado investido na tecnologia antiquada e na linguagem visual, bem como seu papel em nossa concepção de memória videográfica. Usando o arquivo pessoal como material bruto, “When the Seeds Say Enough” desafia a canonização póstuma dos indivíduos ao estender sua influência temporal.
future ready: cusp
Canadá, 16mm, 07’00”
Dir. KJ Edwards
Uma observação temporal da natureza, refletindo sobre o relacional: a conexão das energias animal, terrestre e humana através de momentos de conexão, tanto calmos quanto caóticos, avançando em direção a um futuro compartilhado envolto em incerteza à medida que o planeta se aquece.
A tela central é feita de fitogramas, onde o artista colocou plantas em um eco-desenvolvedor, deixando as tiras de filme ao sol por uma hora. O artista então fixou a emulsão no lugar por três dias em um banho de sal. Todo filme P&B foi filmado em uma bolex e eco-processado com caffenol pelo próprio artista.
Drifter
Estréia mundial
Canadá, 8mm, 06’15”
Dir. Letícia Marques
“Drifter” é um diário pessoal filmado em Super 8 durante um inverno no Canadá. Sentimentos de nostalgia por uma década permeiam uma jornada de identidade onde as percepções diárias dos arredores e do clima são impressas em forma visual e escrita.
Buscando Consuelo
Paraguai, Super 8, 10’30”
Dir. David Walls
Uma mulher adentra sozinha na floresta onde, após um encontro inesperado, o estranho irrompe em sua realidade desencantada.
9.5 mm
México, 9,5mm, 06’06”
Dir. Antonio Arango Vázquez
O jogo teve grande relevância no sentido competitivo de nossa sociedade capitalista. Essa premissa molda a maneira como agimos e atribuímos significado, não apenas em cada indivíduo, mas em toda a sociedade mundialmente.
Essa visão confunde nossa percepção da realidade e as consequências de nossas ações; elas denotam suas estruturas de poder e a desesperança de certos atores em estabelecer novas regras do jogo. Guerra e genocídio são aparências que não esperávamos neste século, assim como as imagens de um formato cinematográfico extinto. Imagens de um fantasma ameaçador? ou um formato de resistência que se recusa a desaparecer?.
Process Technique Unfolding
EUA, Super 8, 02’26”
Dir. Roger Horn
“Process Technique Unfolding” explora e celebra o processo e a arte de fazer filmes não convencionais em Super 8mm, ponderando sobre a interação entre memórias, tempo e o próprio meio. O filme desdobra uma narrativa de repetidas raspagens e enterros de filme na zona rural suíça e captura meticulosamente a manipulação de múltiplas digitalizações, incluindo o negativo colorido, usando scanners profissionais e amadores.
Spark
Canadá, Super 8, 01’32”
Dir. Kent Tate
Quando o universo começou, ele irrompeu em uma vasta variedade de partículas fundamentais, como nêutrons, elétrons e prótons. Essas partículas decaíram ou se combinaram ao longo do tempo para criar tudo o que nossos sentidos percebem hoje, enquanto enquadram tudo o que desejamos e sentimos.