We’ll go down the abyss in silence
Japão, Super 8, 11’00”
Dir. Vincent Guilbert
Um animal, que parece ser uma raposa, foi visto fora do confinamento do reator No. 2 da usina nuclear de Fukushima, onde os níveis de radiação podem atingir mais de 10 sieverts por hora. Ele apareceu na frente das câmeras de vigilância na manhã de 21 de dezembro de 2015 e passou de 7 a 8 minutos lá antes de desaparecer.
Daydreams
Alemanha, 16mm, 06’04”
Dir. Leniko Sennoma
Um mergulho imersivo na instalação analógica de 16mm de símbolos e folclores lidando com a violência de gênero e a busca por justiça.
Les Hicimos Creer/We Made Believe
Colombia, Super 8, 03’30”
Dir. Coletiva de Nanda Borja, Daniel Gomez, Danna Gutierrez, Lida Rincón, Lisa Danker Kritzer
Uma adaptação em Super 8 processada manualmente da obra CONJUNTO VACIO (CONJUNTO VAZIO) da artista e autora mexicana Verónica Gerber Bicecci. Coletivamente filmado por Nanda Borja, Daniel Gomez, Danna Gutierrez, Lida Rincón e eu (Lisa Danker Kritzer).
Carne sobre tela
Brasil, Super 8, 03’22”
Dir. Grazi Labrazca
Vênus se olha no espelho e reconhece as marcas do tempo em seu corpo. Deleita-se com a beleza de sua figura, mas sua sabedoria é incompatível com o papel passivo de musa.
Who Has Seen the Wind?
Finlandia, Super 8, 05’00”
Dir. Johansson Panu
Como é viver ao lado de criaturas com 170 anos de idade? Este curta impressionista documenta uma área de floresta antiga chamada Mortin männikkö em Rovaniemi, no norte da Finlândia. Como uma série de vislumbres e momentos, o filme tenta resumir uma década de vida ao lado deste vívido e arborizado tableau vivant.
O Poema:
Quem já viu o vento?
Nem eu nem você:
Mas quando as folhas tremem,
O vento está passando por elas.
Quem já viu o vento?
Nem você nem eu:
Mas quando as árvores inclinam a cabeça,
O vento está passando por perto.
–Christina Rossetti, 1872–